A picada do escorpião pode causar dor e inflamação no local da picada, com vermelhidão, inchaço e calor local que dura de algumas horas até 2 dias, mas, em casos podem acontecer sintomas mais graves, como vômito, tontura, dor de cabeça, tremor e espasmos musculares, suor, palidez, sonolência ou agitação, pressão baixa ou pressão alta, batimentos cardíacos acelerados ou fracos, falta de ar.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

1. Lave o local da picada com água e sabão;

2. Mantenha o local da picada voltado para cima;

3. Não corte, fure ou aperte o local da picada;

4. Beba bastante água;

5. Dirija-se o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligue para o SAMU 192.

 

Como prevenir acidentes com escorpiões?

Os escorpiões têm hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. A principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento. Eles também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientada a vedação de ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos NÃO TEM eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar tênis ou sapato, pois o escorpião pode ficar escondido em calçados.

Caso você encontre um escorpião em sua residência, chame as autoridades para que seja capturado, preferencialmente vivo, para produção de antídotos. Vale lembrar que sempre que possível, o animal deve ser capturado por um profissional treinado, para que não aconteçam acidentes.

Deixe seu Comentário