Após novo alerta de temporais no estado de São Paulo, o governo paulista decidiu instalar mais uma vez o gabinete de crise climática com vários órgãos, a partir desta quinta-feira (7).

A ideia, segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), é “garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado”, em caso de deslizamentos e desmoronamentos, por exemplo.

O gabinete de crise começou a operar a partir das 8h e foi montado dentro do Centro de Gerenciamento do estado. Ele é composto por agências reguladoras do estado de SP, concessionárias de energia elétrica como Enel e CPFL, a Sabesp, entre outros órgãos, que terão ao menos um representante no colegiado.

“Isso permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle”, diz o governo paulista.

Alerta de temporais

A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quarta (6) um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista entre quinta (7) e sexta (8). Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre "alto e muito alto".

Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto os níveis de acumulados de chuva serão muito altos. Atenção especial para as Regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados.

Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.

Diante deste cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado. As Agências Reguladoras do Estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.

 

Por g1 SP — São Paulo

Deixe seu Comentário