
Hoje, 8 de abril, o Programa Maternidade Real realizou um encontro dedicado à saúde mental materna, conduzido pela psicóloga e uma das coordenadoras do programa, Sonia Romeiro Costa. Durante a conversa, foram abordadas questões fundamentais como lar, auto acolhimento e a importância da rede de apoio. As mães presentes compartilharam relatos e vivências, criando um espaço seguro para ouvir e ser ouvidas, promovendo um verdadeiro intercâmbio de experiências.

O Programa Maternidade Real é uma iniciativa do Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, em parceria com o Departamento de Assistência Social e a Santa Casa de Misericórdia da cidade. Destinado a gestantes e mulheres no puerpério — o período após o parto — o programa tem como objetivo esclarecer diversos aspectos do parto e do pós-parto, criando vínculos entre as participantes e reduzindo a ansiedade das mães.

Os encontros acontecem todas as terças-feiras, na Sala de Conselhos do Departamento de Assistência Social, ao lado da Unidade da Saúde da Mulher, às 8h30. A cada semana, um tema diferente é abordado por especialistas em diversas áreas, incluindo psicologia, nutricionismo, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia, serviço social, clínica geral, enfermagem e pediatria. Além das aulas semanais, as participantes têm a oportunidade de realizar uma visita à maternidade. Para aquelas que necessitam de declaração de comparecimento, o programa fornece esse documento. É solicitado que as grávidas tragam sua carteirinha de gestante para o encontro, pois ao final da gestação elas poderão receber um kit completo para os bebês.
Matheus Machado - AsCom/Departamento de Saúde