Bauru e Marília, 28 de maio de 2024 - Em meio ao aumento de casos e mortes por dengue no centro-oeste paulista, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (28) a distribuição de mais 7.200 doses da vacina para a região. As novas doses contemplam 23 municípios, incluindo Santa Maria da Serra, que agora se junta às 48 cidades que já receberam o imunizante.

Distribuição por região:

Região de Saúde de Assis: Assis, Paraguaçu Paulista, Tarumã, Palmital, Cândido Mota, Maracaí, Platina, Pedrinhas Paulista, Florínea, Lutécia, Cruzália e Borá.

Região de Saúde de Ourinhos: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ibirarema, Chavantes e Ipaussu.

Região de Saúde de Piracicaba: Santa Maria da Serra.

Vacinação para crianças e adolescentes:

A vacina Qdenga, aplicada em duas doses com intervalo de três meses, é destinada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que, em municípios com doses sobrando, a aplicação pode ser estendida para a faixa etária de 4 a 59 anos, a critério local.

Avanço da doença:

Apesar da chegada de novas doses, a dengue segue preocupando no centro-oeste paulista. Até o momento, 22 cidades da região registraram óbitos pela doença, somando um total de 65 mortes. As cidades mais afetadas são:

Marília (12 mortes)

Pederneiras (7 mortes)

Jaú (7 mortes)

Bariri (6 mortes)

Botucatu (4 mortes)

Vacina como ferramenta de prevenção:

O Brasil foi o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue na rede pública. A Qdenga, desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra os quatro sorotipos do vírus, reduzindo o risco de casos graves e óbitos.

Recomendações:

Vacinação: Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos devem procurar os postos de saúde para receber a vacina. Em caso de dúvidas, consulte a prefeitura do seu município.

Prevenção: Combata os criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Elimine água parada em recipientes, utilize telas e mosquiteiros e mantenha o quintal limpo e organizado.

Unidos contra a dengue!

 

Fontes:

G1 Bauru e Marília

Broto News

Deixe seu Comentário