Para celebrar a relação entre
comerciantes e consumidores, foi criado o "Dia do Cliente", celebrado
nesta sexta-feira (15). E foi com um pedido de um freguês que nasceu uma das
iguarias mais conhecidas do Brasil, que é patrimônio cultural e imaterial do
Estado de São Paulo: o sanduíche bauru.
Ao contrário do que se
imagina, o lanche bauru não nasceu em Bauru (SP), mas, sim, foi influenciado
por um cidadão nascido na cidade. Foi em uma noite de 1936 que o cliente
Casimiro Pinto Neto protagonizou a criação do sanduíche em visita ao
restaurante Ponto Chic, em São Paulo, capital.
O radialista, conhecido pelos amigos como “Bauru”, pediu o "lanche diferentão" pela primeira vez no restaurante, que frequentava com os amigos, quando ainda estava no curso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco.
Casemiro morreu em dezembro de
1983, aos 69 anos, mas enquanto ainda estava vivo, sempre contava em
entrevistas que pediu para o sanduicheiro do local montar um lanche específico
para ele, que não estava disponível no cardápio.
"Era um dia que eu estava
com muita fome. Pedi para abrir um pão francês, tirar o miolo e botar um pouco
de queijo derretido dentro. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão, eu
falei: 'calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso'. Eu tinha lido em
um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e
Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também frequentador do
Ponto Chic, que a carne era rica nesses dois elementos. Então falei para botar
umas fatias de rosbife junto com o queijo. E já ia fechando de novo, quando eu
tornei a falar: 'falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate'. Este é o
verdadeiro Bauru", revelou à época.
O pedido foi atendido durante uma noite em que o estudante recordou que estava com fome e pressa, pois tinha uma partida de sinuca. O lanche logo fez sucesso entre os amigos do estudante de direito e a receita acabou entrando para o cardápio do restaurante.
A receita original (veja
ingredientes e modo de preparo abaixo) é vendida desde a década de 1930 pelo
restaurante Ponto Chic, que colocou o lanche no mercado, e por outros 12
estabelecimentos de Bauru, certificados pela prefeitura para comercializar o lanche
original.
Pão francês, quatro tipos de queijo derretidos na água (o chamado "banho-maria"), rosbife, tomate e picles. Essa é a receita do tradicional sanduíche bauru, patrimônio cultural do estado de SP, e um dos símbolos de Bauru, a maior cidade do centro-oeste paulista. Em março deste ano, o tradicional lanche bauru figurou na lista dos 50 melhores sanduíches do mundo.
Com o tempo, a popularidade do
sanduíche cresceu e hoje pode-se encontrar "presunto fatiado no lugar do
rosbife ou pão de forma no lugar do pão francês". Em 2018, o lanche se
tornou patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo.
Ingredientes
70 gramas de rosbife;
100 gramas de queijo
(proporções iguais de estepe, prato, gouda e suíço) derretidos em banho-maria;
3 rodelas de pepino em
conserva;
1 pão francês.
Modo de preparo
Corte um pão francês ao meio
no sentido horizontal;
Retire o miolo da parte
superior;
Coloque de cinco a seis fatias
de rosbife;
Coloque três rodelas finas de
tomate em cima do rosbife;
Coloque três rodelas finas de
pepino em conserva em cima do tomate;
Em uma forma ou frigideira,
aqueça um pouco de água (300 mililitros) sem deixar ferver;
Coloque para derreter na água
10 gramas de manteiga;
Após derreter a manteiga,
misture em proporções iguais de cada tipo de queijo e deixe derreter até formar
uma pasta homogênea;
Na parte superior do pão
(canoa), coloque o queijo derretido;
A parte superior do pão é
colocada sobre a parte que já está preparada;
Corte ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru em sua forma original.
Dia do Cliente
É muito comum que o "Dia
do Cliente" seja confundido com o "Dia do Consumidor," uma data
comemorativa que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, como uma resposta
aos abusos cometidos por algumas empresas em relação aos seus clientes. No
entanto, o "Dia do Cliente" tem origem nacional.
A data foi criada em 2003, no
estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego,
especialista em Marketing e Recursos Humanos. Ela é comemorada anualmente em 15
de setembro no Brasil.
A data foi oficializada no mês
de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois
o mês é marcado por ficar entre dois feriados importantes ao varejo, "Dia
dos Pais" e "Dia das Crianças".
A ideia era criar uma data
diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver
uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.
Embora oficializado
inicialmente em terras gaúchas, o "Dia do Cliente" já é celebrado
oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.
Fonte: g1