Para celebrar a relação entre comerciantes e consumidores, foi criado o "Dia do Cliente", celebrado nesta sexta-feira (15). E foi com um pedido de um freguês que nasceu uma das iguarias mais conhecidas do Brasil, que é patrimônio cultural e imaterial do Estado de São Paulo: o sanduíche bauru.

Ao contrário do que se imagina, o lanche bauru não nasceu em Bauru (SP), mas, sim, foi influenciado por um cidadão nascido na cidade. Foi em uma noite de 1936 que o cliente Casimiro Pinto Neto protagonizou a criação do sanduíche em visita ao restaurante Ponto Chic, em São Paulo, capital.

O radialista, conhecido pelos amigos como “Bauru”, pediu o "lanche diferentão" pela primeira vez no restaurante, que frequentava com os amigos, quando ainda estava no curso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco.



Casemiro morreu em dezembro de 1983, aos 69 anos, mas enquanto ainda estava vivo, sempre contava em entrevistas que pediu para o sanduicheiro do local montar um lanche específico para ele, que não estava disponível no cardápio.

"Era um dia que eu estava com muita fome. Pedi para abrir um pão francês, tirar o miolo e botar um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão, eu falei: 'calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso'. Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também frequentador do Ponto Chic, que a carne era rica nesses dois elementos. Então falei para botar umas fatias de rosbife junto com o queijo. E já ia fechando de novo, quando eu tornei a falar: 'falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate'. Este é o verdadeiro Bauru", revelou à época.

O pedido foi atendido durante uma noite em que o estudante recordou que estava com fome e pressa, pois tinha uma partida de sinuca. O lanche logo fez sucesso entre os amigos do estudante de direito e a receita acabou entrando para o cardápio do restaurante.



A receita original (veja ingredientes e modo de preparo abaixo) é vendida desde a década de 1930 pelo restaurante Ponto Chic, que colocou o lanche no mercado, e por outros 12 estabelecimentos de Bauru, certificados pela prefeitura para comercializar o lanche original.

Pão francês, quatro tipos de queijo derretidos na água (o chamado "banho-maria"), rosbife, tomate e picles. Essa é a receita do tradicional sanduíche bauru, patrimônio cultural do estado de SP, e um dos símbolos de Bauru, a maior cidade do centro-oeste paulista. Em março deste ano, o tradicional lanche bauru figurou na lista dos 50 melhores sanduíches do mundo.



Com o tempo, a popularidade do sanduíche cresceu e hoje pode-se encontrar "presunto fatiado no lugar do rosbife ou pão de forma no lugar do pão francês". Em 2018, o lanche se tornou patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo.

Ingredientes

70 gramas de rosbife;

100 gramas de queijo (proporções iguais de estepe, prato, gouda e suíço) derretidos em banho-maria;

3 rodelas de pepino em conserva;

1 pão francês.

Modo de preparo

Corte um pão francês ao meio no sentido horizontal;

Retire o miolo da parte superior;

Coloque de cinco a seis fatias de rosbife;

Coloque três rodelas finas de tomate em cima do rosbife;

Coloque três rodelas finas de pepino em conserva em cima do tomate;

Em uma forma ou frigideira, aqueça um pouco de água (300 mililitros) sem deixar ferver;

Coloque para derreter na água 10 gramas de manteiga;

Após derreter a manteiga, misture em proporções iguais de cada tipo de queijo e deixe derreter até formar uma pasta homogênea;

Na parte superior do pão (canoa), coloque o queijo derretido;

A parte superior do pão é colocada sobre a parte que já está preparada;

Corte ao meio em diagonal e pode saborear o verdadeiro Bauru em sua forma original.



Dia do Cliente

É muito comum que o "Dia do Cliente" seja confundido com o "Dia do Consumidor," uma data comemorativa que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos, como uma resposta aos abusos cometidos por algumas empresas em relação aos seus clientes. No entanto, o "Dia do Cliente" tem origem nacional.

A data foi criada em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. Ela é comemorada anualmente em 15 de setembro no Brasil.

A data foi oficializada no mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas no varejo físico, pois o mês é marcado por ficar entre dois feriados importantes ao varejo, "Dia dos Pais" e "Dia das Crianças".

A ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

Embora oficializado inicialmente em terras gaúchas, o "Dia do Cliente" já é celebrado oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

 

Fonte: g1

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