Nesta quinta-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida, cidades do centro-oeste paulista realizam celebrações e procissões em homenagem à padroeira do Brasil, cada uma com seu jeito diferente e especial.

Em Boraceia, há sete anos a procissão em homenagem à Nossa Senhora é feita sobre as águas do Rio Tietê com a participação de uma centena de embarcações.

Esse ano, o evento religioso teve pela primeira vez a presença do bispo da Diocese de Bauru, Dom Rubens Sevilha, que presidiu a celebração ao lado do pároco do município, Antônio Rodrigues Neto, o Toninho.


A celebração começou às 6h com o terço de Nossa Senhora Aparecida, mas o momento mais especial da celebração é a procissão e bênção sobre as águas do Rio Tietê. A imagem de Nossa Senhora foi colocada na balsa que faz o transporte entre Boraceia e Itapuí, mas no feriado o serviço foi suspenso para dar espaço às homenagens.

Na embarcação, os fiéis fazem fila para tirar foto com a imagem de Nossa Senhora e muitos aproveitam o momento para rezar e agradecer. A balsa faz o trajeto até a orla de Itapuí e retorna, uma navegação que dura cerca de 30 minutos.

Os passageiros ganharam uma fita da padroeira para usar no braço. Nas águas, as outras embarcações acompanharam a balsa, são barcos e motos aquáticas de moradores que fazem questão de participar desta data. Um dia de muita fé e agradecimento para quem tem Nossa Senhora como protetora.


Depois do percurso da balsa, Dom Rubens Sevilha celebrou uma missa campal. O altar foi montado às margens do rio. A prefeitura também instalou essas tendas para abrigar os fiéis.

Encerrando a programação da manhã, o padre fez a tradicional bênção das embarcações. A igreja também entregou imagens da padroeira.

‘Tratoraço’


Já os produtores da cidade de Arco-íris e região, que também são fiéis e devotos de Nossa Senhora Aparecida, participam da terceira carreata de tratores, o “tratoraço’, em homenagem a padroeira.

Eles levam seus tratores para receber a benção do padre da cidade como uma forma de agradecimento pelas colheitas do ano. São produtores de amendoim e mandioca. Os tratores e máquinas agrícolas da prefeitura, também são levados para a carreata.

O tratoraço saiu da região do Rio Iacri, na zona rural, e percorreu um trajeto de cerca de 30 minutos até a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, onde ocorreram as bênçãos. Em seguida foi realizada a missa festiva e a queima de fogos.

 

G1

Deixe seu Comentário