A Polícia Ambiental resgatou, neste domingo (5), filhotes de aves silvestres mantidos em cativeiro, em uma propriedade rural, em Teodoro Sampaio (SP).

A nossa reportagem, o capitão Júlio César Cacciari de Moura, oficial da Polícia Ambiental, informou que uma equipe foi até o local após uma denúncia de animais em cativeiro.

Na propriedade rural, os policiais localizaram cerca de 70 aves das espécies Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), Tucano-toco (Ramphastos toco) e Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus).


Ainda conforme o capitão da Polícia Ambiental, um homem fugiu da propriedade rural, porém já foi identificado. A esposa dele também será responsabilizada criminalmente e administrativamente pela posse irregular de animais silvestres e pelo crime de maus-tratos.

Os policiais seguem contabilizando a quantidade de animais vivos e mortos para a “dosimetria da multa”, que de acrdo com Moura, “passará de R$ 200 mil”.

Os animais serão encaminhados à Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), em Assis (SP), para atendimento médico veterinário e acompanhamento.


O capitão da Polícia Ambiental reforçou ainda que o período de reprodução das espécies de psitacídeos é de setembro a fevereiro, “período em que alguns criminosos retiram esses animais dos ninhos para o tráfico”.

“O tráfico de animais gera um prejuízo imenso ao país, tanto de biodiversidade quanto de cuidado animal”, finalizou Moura.

A ocorrência segue em andamento.

 




G1

Deixe seu Comentário