Um menino de 11 anos, morador de Lençóis Paulista (SP) portador de uma síndrome que afeta a pele e causa ausência de pelos no corpo, se inspirou na infância dos irmãos mais velhos para escrever histórias em quadrinhos.

João Pedro é portador da Síndrome de Hay-Wells, uma forma rara de displasia ectodérmica, que causa anomalias congênitas da pele, cabelos, dentes, unhas e glândulas sudoríparas.

Essa condição fez com que o garoto tivesse que ficar em isolamento quase total durante sua primeira infância. Como uma alternativa para a rotina cansativa de hospitais e isolamento, a família viu nas histórias em quadrinhos uma alternativa para manter o filho entretido.

“Eu comprava revistinhas, giz de cera para ele pintar, e acho que foi aí que começou o interesse dele por desenhar. Até que ele entrou para a escola e começou a ter acesso à biblioteca de lá, e a partir daí ele foi desenvolvendo.”, conta Rosângela Franco, mãe de João Pedro.

Turma da Mônica, Luluzinha, Menino Maluquinho e até Mafalda já não satisfaziam a criatividade de João Pedro. Ele queria criar suas próprias histórias.

Foi vendo fotos antigas dos irmãos Vinícius, de 24 anos, e Tatiane, de 25 anos, que João Pedro encontrou a inspiração para os personagens de “Luizinho e sua turma”, sua "franquia" de quadrinhos autorais.

 

 


G1

Deixe seu Comentário