O Dia Mundial do Espaguete é uma data comemorativa dedicada a um prato prático e tradicional da mesa dos brasileiros, celebrado em 4 de janeiro. Além disso, a massa é um dos pratos mais versáteis e apreciados do mundo, que pode ser encontrada no simples macarrão com queijo ou até em receitas mais elaboradas e sofisticadas da gastronomia italiana.

O chef de cozinha Neto Piai, de Presidente Prudente (SP), que acumula mais de cinco anos de atuação, explicou ao g1 que o prato é um tipo de massa de macarrão feita, principalmente, à base de farinha de trigo, de aspecto fino, alongado e cilíndrico.

Confira no fim desta reportagem a receita de Espaguete ao Molho Funghi especialmente ensinada por Piai.

Ele também informou que não se sabe, originalmente, se o espaguete foi uma invenção da culinária italiana ou chinesa. “Mas a verdade é que, em quase todas as culinárias, ele tem forte presença”, pontuou.

Segundo ele, o interesse pelo espaguete está na forte colonização italiana, na praticidade do preparo do prato e no sabor, que fez com que massas em geral caíssem no “gosto dos brasileiros”.


Essa tradição, para Piai, tem um gostinho especial de infância.

“Minha família sempre gostou de cozinhar e espaguete, para mim, tem memória afetiva. Minha mãe faz o melhor espaguete que conheço. Aprendi com ela e quis que todos pudessem experimentar e sentir este sabor especial de carinho de mãe”, relembrou.

o chef também deu algumas dicas sobre as melhores combinações para degustar o espaguete.

“Para saciedade e equilíbrio, já que minha esposa é nutricionista, recomendo sempre combinar com uma proteína, como frango, carne e peixe. Quem é vegetariano pode acrescentar queijos de búfala, vaca ou tofu”, salientou Piai.

“Os molhos podem ser os mais variados possíveis, desde alho e óleo, tradicional molho de tomates, molho branco, molho pesto e o que mais sua imaginação e o seu paladar mandar”, complementou.

E recomendou que, para auxiliar na degustação, é preciso ter cuidado para não se sujar com o molho.

“Tradicionalmente, na Itália, o espaguete deve ser enrolado com o garfo e sem o auxílio da colher. É preciso ter cuidado para não se sujar! Em alguns restaurantes tradicionais, é ofertada uma proteção para colocar na gola da roupa e evitar acidentes”, afirmou.

Dica de ouro

O chef de cozinha deu algumas dicas de como deixar o prato mais saboroso.

“Como qualquer macarrão, deve-se colocar a massa em água fervente com sal. Não acrescentar óleo na água, pois isso impede o molho de aderir à massa. Ficar de olho no ponto de cozimento, precisa estar ao dente, nem muito duro e nem muito macio”, pontuou.


Receita: Espaguete ao Molho Funghi

Piai também compartilhou com a reportagem sua receita especial de Espaguete ao Molho Funghi. Confira:

Ingredientes:

400 gramas de espaguete;

20 gramas de funghi secchi;

50 gramas de bacon picado;

1 dente de alho;

1/4 xícara de chá de vinho branco seco;

4 colheres de sopa de parmesão ralado;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 xícara de chá de creme de leite fresco;

Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem os cogumelos para retirar a sujeira. Coloque-os em uma tigela e cubra com uma xícara de água fervente e deixe descansar por 30 minutos. Escorra os funghi e pique grosseiramente. Reserve a água.

Em uma frigideira ou panela, coloque metade da manteiga e o bacon. Em seguida, leve ao fogo e doure os cubos de bacon, retire-os e reserve.

Na mesma panela, coloque o restante da manteiga e o alho picado, e refogue.

Coloque os cubos de bacon fritos novamente e os pedacinhos de funghi, refogue mais alguns minutos e regue com o vinho branco. Deixe o vinho evaporar completamente e acrescente a água em que o funghi ficou hidratando.

Cozinhe até reduzir o líquido pela metade e acrescente o creme de leite e o parmesão. Em seguida, tempere com sal e pimenta do reino.

Desligue o fogo rapidamente e misture este molho com o espaguete já cozido.

 

G1

Deixe seu Comentário