Em Bauru (SP), as pessoas em situação de rua têm acesso a um serviço de atendimento de saúde - é o “Consultório na rua”. Entre 2022 e os oito primeiros meses de 2023, o número de atendimentos do programa teve aumento de 130%.

O que, por um lado, reforça a importância do serviço que cuida dos moradores de rua, por outro, é um alerta para uma realidade preocupante - o aumento de pessoas em situação de rua. Uma consequência da pandemia de Covid-19.

Foram quase 1,3 mil atendimentos entre janeiro e agosto deste ano, 133% a mais em relação aos atendimentos feitos no mesmo período em 2022.

“A gente tinha uma demanda já bastante expressiva, mas no pós-pandemia, muitas famílias acabaram ficando hiposuficientes e indo para uma situação de rua. Fora isso, a gente tem muitos pacientes em situação de álcool, drogas, vínculos familiares rompidos e acaba aumento essa demanda nas ruas”, explica a psicóloga Tariane Franciele Bastos.

Cuidados médicos são oferecidos para população de rua em Bauru
Ativar som

Cuidados médicos são oferecidos para população de rua em Bauru

Uma população que cresceu mas não foi percebida nas unidades de saúde, porque têm resistência a procurar o médico. Então o caminho do serviço precisa ser invertido e o consultório vem até os pacientes.

O programa faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde, e é colocado em prática pela Secretaria Estadual de Saúde junto com os municípios.

Em Bauru, a equipe conta com enfermeira, psicóloga, assistente social e um médico, que chegou recentemente para completar o time. Uma estrutura criada exclusivamente para atender moradores em situação de rua.

“A gente passa por várias situações, já sofre vários preconceitos por estar na rua e às vezes vamos na UPA e somos mal tratados. Então é muito bom esse atendimento, eles sempre nos tratam bem”, conta Edgar Sanches.

Márcia Regina trata um câncer com apoio do "Consultório na Rua". “Você vai no posto e demorar um ano, dois anos, aqui não. Aqui é bem rápido, eles já encaminham para o tratamento.”

Serviço atende pessoas em situação de rua em Bauru — Foto: TV TEM/ Reprodução

Serviço atende pessoas em situação de rua em Bauru — Foto: TV TEM/ Reprodução

Como funciona

Abrigos e centros de apoio social também são pontos estratégicos de atuação. O atendimento começa com uma triagem para saber como está a saúde das pessoas. Depois da conversa particular com o médico, vem o diagnóstico e a prescrição dos medicamentos.

“Eles nos procuram normalmente para curativos, testes rápidos, coleta de exames, demanda para atendimento odontológico, que nós encaminhamos para unidades básicas, aplicação de vacinas, anticoncepcional para mulheres em idade fértil, destaca a enfermeira Angela Domingues dos Santos

Fábio Henrique Tavares Júnior amanheceu com dores pelo corpo e passou por alguns exames. Quer saber se está tudo bem para continuar a luta contra a dependência química. Longe de casa, ele tenta a recuperação para voltar a conviver com a família.

“É uma oportunidade para se cuidar, para eu mudar e seguir em frente e estou abraçando essa oportunidade. O primeiro passo é isso - cuidar da saúde.”

Médico se juntou ao grupo de profissionais que atendem no programa em Bauru — Foto: TV TEM/ Reprodução

Médico se juntou ao grupo de profissionais que atendem no programa em Bauru — Foto: TV TEM/ Reprodução


g1

Deixe seu Comentário